sexta-feira, 5 de julho de 2013

Salvação

      O tema central do evangelho cristão é a salvação. O evangelho proclama que  assim como Deus salvou Israel do Egito e o salmista da morte (Êx. 15.2: S 116,60). do mesmo modo salvará do pecado e suas consequências a todos os que confiam em Cristo. Essa salvação do pecado e da morte é obra inteiramente de Deus " Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Ef. 2.8) "Ao Senhor pertence a salvação" (Jn 2.9)
                     As palavras  hebraicas que expressam a ideia de salvação, no Antigo Testamento, tem o sentido geral de "Livramento" de perigo físico ou sofrimento moral (Sl. 85 8-9; Is 62.11). Em tais passagens, a Septuaginta  (versão grega do Antigo Testamento) emprega palavras gregas que significam salvar da morte ou perigos, bem como preservar ou curar. Passagens do Novo testamento que falam de salvação usam todas essas ideias para explicar os atos de Deus em favor do perdido.
                        A salvação livra o crente do juízo de Deus, do domínio do pecado e do poder da morte (Rm 1.18; 3.9; 521; 1Ts.5.9). Deus livra os pecadores da condição natural de serem dominados pelo mundo, pela carne e pelo diab ( Jo 8 23-24; Rm 8. 7-8; 1Jo 5.19) Deus ivra o crente dos temores gerados por uma vida pecaminosa ( Rm 8.15; 2 Tm 1.7; Hb 2 14-15) e dos hábitos  depravados que os escravizam  ( Ef 4.17-24; 1Ts 4. 3-8; Tt 2.11; 3.6). A salvação não trás apenas a promessa de integridade  espiritual e da paz, mas também de cura física ( Mt 9.21-22; Mc 10.52. Não obstantes os cristãos terem já recebido a salvação, eles experimentarão os benefícios da sua plenitude  somente quando Cristo voltar, no fim desta era (Hb 9.28; 1Pe 1.3-5). 
                   A salvação é realizada através daquilo que Cristo fez na história e por aquilo que ele continua a fazer nos crentes através do Espírito Santo. A base de nossa salvação é a morte de Jesus na cruz (Rm 3.25) e a justiça que ele alcançou para nós em sua obediência ativa. A salvação é realizada em nossa viada quando cristo vive em nós ( Jo 15.4; 17.26; cl 1.27) e nós vivemos em Cristo, unidos  a ele em sua morte e em sua vida ressurreta ( Rm 6. 3-10; Cl 2.12,20; 3.1). 
                Essa união vital, sustentada pelo Espírito Santo através da fé e realizada em nós pelo novo nascimento, pressupõe nossa eterna eleição em Cristo (EF 14-6). Jesus foi preordenado para representar-nos e pagar nossos pecados como nosso substituto (1Pe 1.18-20; cf. Mt 1.21). Fomos escolhidos para sermos eficazmente chamados, conformados à sua imagem e glorificados pelo poder do Espírito Santo (Rm 8.11, 29-30).

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra ano 1999 pg. 1277
Via : Jesus a simples verdade
Pr. Haroldo Azevedo
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário